Subscribe Now
Trending News

Tunápolis

Apresentação

No início da década de 1950, a Companhia Colonizadora Sociedade União Popular tinha terras para oferecer, com a condição de que as famílias de imigrantes tivessem origem germânica e religião católica. Os grupos vieram do Rio Grande do Sul e ocuparam lotes no Extremo-Oeste de Santa Catarina. O primeiro nome da vila foi Tunas, devido ao grande número de cactus encontrados na região. Em 1989, um plebiscito mudou o nome do município para Tunápolis. O distrito foi criado em 1961 e se emancipou de Itapiranga em 26 de abril de 1989. O movimento de emancipação foi liderado pelos próprios moradores.

Com o passar dos anos os atuais municipes de Tunápolis ainda cultivam entre si muitas das tradições que lhes foram repassadas pelos seus antepassados, isto para que as gerações futuras ainda possam desfrutar um pouco da cultura, da história e dos costumes, para que sejam cada vez mais ricos culturalmente. Hoje portanto outras etnias já fazem parte do municipio, valorizando cada mais a cultura que aqui vai se inserindo.

Além de ser um municipio onde as principais atividades economicas se concentram em gado leiteiro, produção de carne suína, produção de carne de frango e também temos algumas industrias aqui instaladas, ai quais foementam o desenvolvimento e também geram emprego em nossa cidade.

Dados do Município

Região Turística: Caminhos da Fronteira
Área: 133.291 km (IBGE/2016)
População: 4.525 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: -26°58′ 0
Longitude: 53°38′ 21
Altitude: 430 m
Cidades próximas: Itapiranga, São João do Oeste, Iporã do Oeste, Santa Helena.

Caminhos da Fronteira

A pluralidade cultural da região vai encantar quem visita os Caminhos da Fronteira. Diversidade explicada pela localização desta região que fica no Extremo Oeste de Santa Catarina, entre a Argentina e os estado do Paraná e Rio Grande do Sul. No Marco das Três Fronteiras, em Dionísio Cerqueira, é possível estar ao mesmo tempo em dois estados brasileiros e em uma província argentina. A região é um misto entre riqueza histórica e contato com a natureza, oferecendo ainda aos turistas belas paisagens naturais e esportes radicais.

IDMS de Tunápolis

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Tunápolis.

Saiba Mais

Localização

O principal acesso é pela SC-493, onde é possível chegar pelas rodovias BR-163 e BR-282.

O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Chapecó, distante cerca de 133 km do Município de Tunápolis.